O local funcionará em terminal de ônibus e estimulará a literatura circular
Da esquerda para a direita: Marcelo, fundador da ONG Viagem do Livro, Ana Paula, assistente social da Associação Evangelizar É Preciso, Marcus, Prefeito de Piraquara, Juliane, Luiza e Miguel, da equipe de Projetos Sociais da Evangelizar. Foto: Prefeitura de Piraquara.
Quem passar pelo Terminal São Roque, na Região Metropolitana de Curitiba, ganharam mais uma oportunidade de viajar: dessa vez, no mundo da imaginação. Foi inaugurada em 27 de agosto a “Biblioteca Livre”, iniciativa da Prefeitura de Piraquara e da ONG Viagem do Livro, com apoio da Associação Evangelizar É Preciso, Câmara Municipal de Piraquara e Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP).
Colaboradores da Viação Piraquara, passageiros, alunos das escolas municipais João Batista Salgueiro e Olga Ribas Martins, gestores e autoridades estiveram presentes na inauguração. Os convidados puderam ter um “esquenta” do poder das palavras antes de entrarem na primeira Biblioteca Livre da cidade. A solenidade iniciou com um momento cultural, composta pela apresentação da violinista Patrícia Ernsen, a Pati Violino,e recitação de poemas pela escritora e integrante da Academia Paranaense de Letras, Adélia Maria Woellner, e da escritora piraquarense Simone Carvalho.
Os estudantes vibraram com a novidade e ganharam kits especiais com livros e adesivos ao entrarem na Biblioteca Livre. São muitos os exemplares infantis no espaço, o que influenciará positivamente no aumento de “pequenos leitores”.
Sem fronteiras e em constante expansão
Aproximadamente 3 mil exemplares, de temáticas diversas, incluindo escritos pelo Padre Reginaldo Manzotti, foram doados à Biblioteca Livre por meio da parceria entre Viagem do Livro e Associação Evangelizar É Preciso. O local funcionará assim: o interessado poderá escolher uma obra e levar consigo durante sua viagem no coletivo. O leitor não é obrigado a devolver, e é convidado a trazer um livro substituto para que mais pessoas possam aproveitar esse passeio imaginativo. O espaço literário não terá supervisão e priorizará a liberdade de ir e vir, a confiança no cuidado com o bem comum e a democratização do acesso à leitura.
A Associação Evangelizar É Preciso foca no compromisso de ser uma “Igreja em saída”, pedido do Papa Francisco às comunidades católicas. Por isso, vai além dos muros da sede, que fica em Curitiba, e ecoa as ações sociais a mais lugares do Brasil. Por isso, motivar a criação e o andamento da Biblioteca Livre vai ao encontro dos valores e carismas da Instituição.
“Essa parceria vem forte e transformará Piraquara. O meu sentimento de prefeito, que também fala em nome da população, é de gratidão, sobretudo por impulsionar a cultura e o conhecimento aos cidadãos. Os primeiros passos desse vínculo já foram dados!”, disse o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli.
O gestor público também mencionou a alegria por receber o Terreno da Terra Prometida da Obra Evangelizar É Preciso ser no município. “Ainda mais agora, com os avanços e projetos, vemos uma oportunidade única de alavancar a cidade, promover o turismo religioso e acolher bem todos os visitantes. Além disso, o vínculo com a Evangelizar reflete um compromisso com o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento sociocultural”, finalizou Tesserolli.
Transformação social por meio da leitura
“Nossa ação social vai ao encontro da valorização da cultura quando oportunizamos a leitura de forma democrática e inclusiva às pessoas. Dessa vez, os beneficiários serão os usuários do transporte público da região”, disse Juliane Gonçalves, Coordenadora do setor de Projetos Sociais da Associação Evangelizar É Preciso, responsável por consolidar a parceria com o projeto Viagem do Livro. O vínculo já rendeu ótimos frutos, entre eles, a doação de mais de 2.580 obras literárias ao Departamento Penitenciário do Paraná (DEPEN-PR) e outras instituições, somados agora a mais 3 mil levadas à Biblioteca Livre.
São cerca de cinco anos de parceria entre as instituições, que têm um ponto em comum: são sem fins lucrativos, ou seja, visam levar o bem sem esperar vantagens financeiras. Para o fundador da ONG Viagem do Livro, Marcelo Gonzaga, os propósitos se entrelaçam. “Notamos que, muitas vezes, a arte por meio da música e o gosto pela leitura começam nas igrejas. Grandes escritores iniciaram a ler por lá, assim como grandes cantores deram o ‘primeiro passo’ nesse ambiente. Acredito que nós e a Evangelizar É Preciso temos a mesma ideia: abrir fronteiras”, comentou.
Os interessados em colaborar com o projeto Viagem do Livro podem trazer doações de obras novas ou em bom estado na sede da Associação Evangelizar É Preciso (Praça Senador Correia, 55, Centro. Curitiba), em qualquer período do ano.
Serviço | Biblioteca Livre
Local: Terminal de Ônibus Metropolitano de Piraquara – Av. São Roque esquina com Av. Frei Rui Guido Depiné (Antiga Av. Brasília), Jardim Santa Mônica.
Equipe apresenta projeto do Centro de Evangelização, que aguarda licenças ambientais para ter início na região Ontem (9), Sônia Prati, jornalista e roteirista da TV Evangelizar, Stela Tondo, ger…